Estamos muito motivadas em fazer parte da equipe de experts que compõe o CCD Circula FAPESP.

Este projeto tem impulsionado, por meio de suas cinco plataformas, a colaboração para o desenvolvimento de soluções – tecnológicas e sociais – direcionadas para a ações direcionadas à redução ou mitigação de impactos provocados pelos resíduos pós-consumo.

Baseado no modelo Tríplice Hélice e inspirado nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o CCD Circula tem a missão de gerar e difundir conhecimento aplicado para servir de apoio ao desenvolvimento sustentável de interesse do setor produtivo e da sociedade.

No que se refere a ‘Educação e cultura para economia circular’ (Plataforma 5), o foco está no compromisso de expandir horizontes, cultivar a inovação sustentável e promover uma cultura de colaboração contínua que promova terreno fértil para a formação de cidadãos conscientes a partir do repensar da educação desde a infância até a vida adulta (Projeto).

Ao mesmo tempo, a Plataforma 5 traz também como objetivo central ações, desenhadas junto a diferentes atores do ecossistema, para a gestão sustentável dos resíduos sólidos.

Para alcançar esses objetivos, a Plataforma 5 atua em conexão com as demais plataformas, criando o espaço necessário para a articulação das soluções desenvolvidas e sua disseminação no ecossistema.

Convidamos a todos para se engajarem com a gente neste processo de transformação de nosso mindset, rumo a um planeta mais sustentável.

Maria Teresa de Alvarenga Freire e Vivian Lara dos Santos Silva

******

Conheçam os Projetos da Plataforma 5:

Projeto 5.1. Cocriação, Educação e Disseminação de Soluções para Redução de Resíduos Sólidos nos Serviços de Alimentação

Equipe (em ordem alfabética): Dra. Ana Luiza Camargo M. Cunha (Pós-Doutoranda CCD Circula FAPESP – FZEA/USP), Dr. Gessuir Pigatto (UNESP), Dr. Fausto Makishi (UFMG), Dra. Maria Teresa A. Freire (FZEA/USP) e Dra. Vivian Lara Silva (FZEA/USP).

Resumo: Este projeto visa investigar a maneira como os consumidores e os stakeholders estratégicos (como estabelecimentos comerciais) percebem a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) com foco em alimentos (resíduos orgânicos) e embalagens. Além disso, o projeto busca compreender como a gestão desses resíduos é estruturada nas organizações que atuam no setor de delivery de alimentos. A partir das informações obtidas por meio das percepções e da análise da gestão dos resíduos sólidos, o projeto se propõe a desenvolver, validar e disseminar um método destinado à análise e gestão eficaz de resíduos sólidos no setor de serviços de alimentação com delivery, por meio da cocriação em parceria do CCD e outros stakeholders. Com esse olhar o projeto contribui para a missão do CCD Circula de gerar e disseminar soluções inovadoras voltadas ao problema dos resíduos pós-consumo para reduzir ou eliminar o seu impacto negativo, com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Projeto 5.2 – Educação para a Circularidade: Soluções inovadoras e digitais para engajamento, sensibilização e disseminação de boas práticas

Equipe (em ordem alfabética): Dra. Adriane de Queiroz (UFMS), Dr. Luís Pereira (FGV), Dra. Maiara Marcon (UNOESC), Dra. Simone Sehnem (UNOESC), Dra. Susana Pereira (UNOESC).

Resumo: O estudo se propõe a analisar as ferramentas digitais usadas pelas edtechs que atuam no contexto brasileiro e que servem para o ensino da sustentabilidade e da economia circular. Foram mapeadas 1761 edtchs em uma base de dados do segmento no Brasil. Resultados preliminares sinalizam que as edtechs oferecem soluções que podem ser estratificadas em Capacitação, treinamento e assessorias (oferta de cursos de diferentes abordagens), Soluções tecnológicas (softwares e apps), Análise financeira (consultoria e assessoria), Inclusão Digital (acesso a pessoas com Deficiência), Organização (agenda escolar digital), Sustentabilidade (democratização do acesso), jogos digitais e de tabuleiro, plataformas digitais (moodle, canvas, blackboard), recursos multimídia (vídeos animações e infográficos), simulações virtuais (laboratórios virtuais e ambientes de aprendizado 3D), plataformas de colaboração (google worskpace, teams  ou slack) e plataformas de aprendizado personalizado (adaptam o conteúdo as necessidades individuais do aluno). A principal contribuição do estudo é a estratificação de soluções educacionais, ampla variedade de ferramentas, mapeamento de soluções educacionais focadas na sustentabilidade e economia circular e potencial para democratização do acesso à educação. Em paralelo está sendo conduzida uma revisão sistemática de literatura que mapeia as soluções digitais para ensino da sustentabilidade e da economia circular.