O seminário “Educação para a Circularidade: Práticas, Jogos e Indicadores de Transformação” foi realizado na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), localizada no Campus ‘Fernando Costa’ em  Pirassununga. 

A iniciativa do Seminário integra a agenda do CCD Circula FAPESP, em sua Plataforma de Educação e Cultura para Economia Circular   coordenada pela Profa. Dra. Vivian Lara dos Santos Silva (FZEA/USP).

O Seminário mergulhou na temática de interesse da Plataforma, avançando em pontos centrais de interesse de seus projetos em andamento de extremo interesse e impacto para a sociedade: Práticas, jogos e indicadores de transformação. Contando com a participação de experts como professores e palestrantes do mercado.

O CCD Circula é um Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), uma iniciativa da Fapesp que une 12 instituições de pesquisa e gigantes da indústria como Ambev, Boticário, Braskem, Natura, Sonoco e Tetra Pak.

Desafios da Transição para um Brasil Circular

O seminário ofereceu um panorama completo dos desafios e oportunidades. O Prof. Dr. Edson Grandisoli, da Prefeitura Municipal de São Paulo, abriu o debate com dados impactantes: o Brasil gera 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, mas recicla menos de 10%.

Gradisoli enfatizou que a superação da “cultura da linearidade” passa, necessariamente, pela capacitação de educadores e pela criação de materiais didáticos que alcancem toda a sociedade, promovendo uma mudança de mentalidade que comece na base da formação educacional.

> Você sabe o que é economia circular? Acesse!

Setor Corporativo e Soluções em Sustentabilidade

Na sequência, o painel corporativo demonstrou que a transformação já está em curso. Izadora Tabarin, da Tetra Pak, apresentou o sucesso do projeto “Recicla Cidade”e a parceria com a TV Cultura para o programa Cocoricó sobre consumo consciente.

Ricardo Dugo, da Papirus, detalhou o premiado programa “Papirus Circular”, que conecta a indústria diretamente a cooperativas de reciclagem, garantindo rastreabilidade e aumentando a renda dos cooperados. Fechando o painel, Fábio Santana, da Braskem, apresentou o Cazoolo, laboratório de design da empresa focado em embalagens sustentáveis.

Inovação no Ensino e Avaliação de Impacto

O evento também abriu espaço para a inovação acadêmica, com a Profa. Dra. Selene Soares (UFSC) apresentando o poder da gamificação por meio de jogos como o META. Em complemento, o Prof. Dr. Ocimar Munhoz (USP) discutiu a importância de indicadores para medir o impacto real das ações educativas.

A mensagem final, reforçada pela Profa. Dra. Maria Teresa (USP) no encerramento, foi a de que a colaboração entre todos os setores e o propósito comum são os verdadeiros motores da mudança. Eventos como este fortalecem a rede de transformação para um futuro mais sustentável e circular para o Brasil.

Quer fazer parte dessa mudança e saber mais sobre nossas iniciativas? Siga nossas redes e acesse nosso site para acompanhar os próximos passos!

> Clique aqui e confira a íntegra do seminário Educação para a Circularidade!