
Pioneiro na gestão sustentável de resíduos, o município de Bertioga, no litoral paulista, iniciou nesta sexta-feira (07/02) a coleta seletiva de resíduos orgânicos em escolas e restaurantes locais. A ação, desenvolvida em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e com apoio do CCD Circula, representa um avanço significativo na política ambiental da cidade, transformando cerca de duas toneladas diárias de matéria orgânica em energia limpa.
O prefeito Marcelo Heleno Vilares destacou a importância da iniciativa durante o lançamento: “Esta coleta seletiva nos permite avançar no tratamento dos orgânicos através do biodigestor, aproveitando seu potencial energético e posicionando Bertioga como referência em gestão sustentável de resíduos na região”. O sistema utiliza um biodigestor implantado em 2017 pelo projeto ‘RSU Energia’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Fernanda Peixoto Manéo, pesquisadora do Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT (Nuscarbon), explica os desafios e benefícios do projeto: “Apesar das dificuldades inerentes ao manejo de resíduos orgânicos, que emitem odores e atraem vetores, o tratamento adequado permite evitar a ocupação desnecessária de aterros e reduzir a extração de recursos naturais”.
CCD Circula: soluções inovadoras para resíduos orgânicos
O CCD Circula participa ativamente da operação através de sua plataforma ‘Mitigação dos Impactos de Resíduos Orgânicos’, que busca alternativas inovadoras para reaproveitamento deste material. O centro, financiado pela FAPESP, é gerenciado pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e pela Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio).
Entre os próximos passos do projeto estão o aumento da eficiência do biodigestor, a transformação do biogás em biometano para abastecer veículos e o uso da energia gerada para alimentar os próprios caminhões de coleta seletiva. “Nosso objetivo é transformar Bertioga em um modelo a ser seguido por outros municípios da Baixada Santista e do estado de São Paulo”, concluiu Manéo.